Penalty é a nova fornecedora de material esportivo da Copa do Nordeste

O acordo inclui a confecção da Asa Branca, que pelos próximos quatro anos será a S11 Ecoknit, bola mais sustentável do mundo aprovada pela FIFA

A Copa do Nordeste tem uma nova fornecedora de material esportivo.

A Penalty terá a missão de produzir, pelas próximas quatro temporadas, a Asa Branca, a bola oficial e um dos ícones da competição.

A Penalty – grande incentivadora do futebol brasileiro – volta à competição regional mais importante do país com a missão de criar também material esportivo, como os uniformes dos árbitros.

A iniciativa está alinhada com os objetivos da marca de sempre buscar projetos que vão além do desenvolvimento de produtos com excelência em qualidade e tecnologia.

A parceria entre a fabricante e a Liga de Futebol do Nordeste inclui também o desenvolvimento do design da Asa Branca em parceria com a Liga do Nordeste.

O nome da bola, aliás, foi escolhido pelo público em uma votação online em 2014, época em que a Penalty produzia a bola e, como fornecedora, participou ativamente do processo.

“Entregamos uma versão única da Asa Branca, já que a S11 Ecoknit é a primeira bola de futebol profissional do mundo desenvolvida com o propósito de unir a excelência em performance à sustentabilidade. A bola é produzida na nossa fábrica em Itabuna, na Bahia, e seu layout representa a cultura do nordeste e todo o povo nordestino, que possui uma alegria e energia incomparáveis!”

Destaca Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

Em 2023, além do design exclusivo, a Asa Branca terá um outro diferencial: ela será, pela primeira vez, a bola mais sustentável do mundo aprovada com certificação máxima da FIFA.

Isso porque o modelo escolhido para ser a bola oficial do torneio é a S11 Ecoknit.

“A bola da Copa do Nordeste é uma das grandes referências da competição, reconhecida e admirada pelos torcedores e estamos muito felizes de termos a Penalty de volta. Temos certeza de que a Asa Branca manterá o charme e a beleza, além de ser ótima sob o ponto de vista de performance”,

Comenta Constantino Júnior, Diretor da Liga do Nordeste.

Inovação + sustentabilidade

A Copa do Nordeste, assim como a Penalty, está sempre em busca de ações inovadoras, para que o público tenha sempre a melhor experiência durante a edição do torneio.

Uma delas é a forma de transmissão das partidas.

Além da tradicional transmissão em canais de televisão, os jogos também são transmitidos no NordesteFC, OTT próprio da competição e única plataforma que transmite todas as partidas. 

“O Nordeste é o coração e o centro da Penalty, já que as três fábricas estão localizadas na região. Estar alinhado com a Copa do Nordeste, um torneio inovador e um dos principais produtos do futebol brasileiro e sul-americano, é estar alinhado, também, com a liga que reflete os valores e a alma dos trabalhadores da empresa”,

afirma Caixeta.

O torneio também foi o primeiro no mundo a transmitir uma partida de futebol no TikTok.

Outra ação na rede social é a integração com as telas dos estádios: quando um jogador marca um gol e comemora dançando, a dança é automaticamente reproduzida nas telas do estádio e no perfil da Copa do Nordeste dentro da plataforma.

Em contrapartida, a Penalty proporcionará inovação ao campeonato por meio da S11, que dará vida à Asa Branca.

Revestida por tecido ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas PET ― cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas ―, a bola apresenta uma gravação em sua superfície, que proporciona uma melhor aerodinâmica durante o voo.

Internamente, o produto é composto por uma câmara 6D, que proporciona equilíbrio total ao item, além de possuir uma camada de NEOTEC, que o torna menos contundente sem perder elasticidade. 

Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão, que garante 0% absorção de água e mantém as propriedades de peso e velocidade da bola mesmo em condições de chuva forte.

Ao todo, mais de 350 mil garrafas PET foram retiradas do meio ambiente com a produção deste modelo.

A S11 possui mais de 60% de sua composição de materiais sustentáveis e é a bola oficial dos principais torneios estaduais do país, como o Campeonato Paulista, Carioca, Pernambucano, Goiano, Cearense, Potiguar, Amazonense e Paraense.

Além disso, é a bola oficial das seleções de futebol da Bolívia e da Costa Rica.

LEIA TAMBÉM: 
POR QUE EDUCAÇÃO FÍSICA É IMPORTANTE?
PREPARAÇÃO DE ÁRBITRO DE FUTEBOL
PENALTY LANÇA BOLAS INFANTIS PERSONALIZADAS COM A RI HAPPY