As pessoas que tiveram aulas técnicas de algum tipo de esporte em sua infância ou juventude, mesmo não seguindo carreira nesta área, falam muito sobre a importância que as aulas esportivas tiveram na sua vida e na construção da sua personalidade.
Além disso, também ouvimos muito a respeito dos treinadores, e o impacto positivo que eles causaram na vida dos atletas, não só no sucesso esportivo, mas também na sua formação enquanto indivíduo.
Mas para ser esse símbolo tão marcante que sempre será lembrado com respeito, amor e gratidão, os treinadores precisam estar atentos em suas atitudes, visão pedagógica e principalmente no seu comportamento em meio a grandes desafios, como em uma competição.
Por isso que, nesse artigo, vamos discutir um pouco mais sobre o que é ser um bom treinador e sobre o seu comportamento em uma competição.
O que é ser um bom treinador?
Um bom treinador, antes de tudo é uma pessoa sociável, gentil e com boas habilidades de comunicação. Ele passa segurança, ao mesmo tempo em que compreende as necessidades das crianças, ganhando sua confiança.
Depois disso, os bons treinadores são sempre lembrados por terem comportamento respeitoso, imparcial e de boa esportividade, também por determinar e cobrar expectativas realistas e apropriadas para cada idade, gênero e necessidades especiais. Mas acima de tudo, ele evita reforçar estereótipos de gênero baseados na cultura.
Ter paciência e tranquilidade também deve ser um comportamento comum entre bons treinadores. Isto é, saber quando ensinar e enfatizar os comportamentos positivos, faz com que o treinamento seja leve e divertido. E assim, sempre passar a mensagem de que no esporte, o mais importante é a diversão do que de fato ganhar.
Por último, o treinador ideal é o que estimula o trabalho em equipe. Ajuda seus jogadores a se unirem como uma equipe eficaz e coesa. Conhece e domina questões relacionadas à saúde, segurança e desenvolvimento dos jogadores e os incentiva sempre a estarem saudáveis, dando o seu melhor. Também se interessa e fala sobre primeiros socorros e tratamento de lesões.
Como um treinador deve se comportar em uma competição?
O argumento motivacional das atividades competitivas é o vencer, e a vitória pode ser valorizada sim, mas o treinador deve sempre estimular as crianças a competirem antes de mais nada, com elas mesmas, criando esforços e atitudes para melhorarem e superarem seu próprio desempenho e incentivando a darem o melhor de si.
Por outro lado, perder também pode ensinar muito, as crianças precisam desenvolver desde cedo a capacidade de lidar com suas frustrações e com o fracasso, isso reforça que o ser humano, naturalmente, tem grande capacidade de superação e de aprender com os erros e se corrigir.
Esses são os principais cuidados que um treinador deve repassar antes de qualquer competição.
Mas, e durante uma partida?
É importante que a criança ou adolescente seja encorajado a lidar com suas próprias adversidades, mas com apoio adulto.
Durante uma competição, é fundamental que o treinador tenha conhecimentos mais amplos sobre os seus atletas e sobre as áreas emocionais que o envolvem, dando suporte e segurança para ele. Também demonstrando orgulho por ele estar competindo independente do resultado da partida.