Grupo Cambuci, dono da Penalty, tem faturamento bruto superior a R$510 milhões e atinge recorde histórico da empresa

Consolidação no desenvolvimento de produtos e aproximação com praticante de esportes, através das campanhas de redes sociais, impulsionam números; grupo apresentou crescimento de 83% em relação ao ano anterior
Dono da Penalty, o Grupo Cambuci divulgou o balanço financeiro em relação ao desempenho da empresa no mercado em 2022. 

As metas de crescimento foram alcançadas, com um acréscimo de 83,4% em relação ao ano anterior e uma receita líquida de R$440,4 milhões, o melhor resultado da história da companhia. 

Comparado a 2021, o lucro líquido saltou em 105,4%, enquanto o lucro bruto chegou a R$ 198,1 milhões, com aumento de 75,9%.
Sobre o EBITDA, lucro obtido antes do resultado financeiro, da depreciação e do imposto de renda, houve alta de R$129,6% em relação a 2021, chegando a R$99,4 milhões. No panorama anual, a margem ficou em 22,6%.

“2022 foi um ano histórico para nós, do grupo Cambuci, pois batemos o recorde da empresa, que tem mais de 70 anos de história. Esse crescimento é reflexo de um processo de retomada no cenário pós-pandemia, em que reativamos as plantas fabris, diversificamos a gama de produtos, atendendo 22 modalidades, e voltamos a operar com capacidade total das fábricas”, destaca Roberto Estefano, fundador da Penalty e Presidente do Conselho Administrativo da Cambuci S.A

Além de três fábricas na região nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba), a Penalty possui um centro de desenvolvimento em São Roque, interior de São Paulo. No exterior, está presente em 19 países, com operação na Argentina e gerência própria no Japão.

“Estamos felizes e trabalhando para que, em 2023, possamos continuar crescendo. Tenho muita gratidão a todos os colaboradores e parceiros da marca, que são importantíssimos para alcançarmos resultados tão positivos”, acrescenta. 

Atualmente, a empresa conta com mais de 3200 colaboradores, um crescimento de 39% em relação ao último ciclo. Na base de clientes, o foco passou a ser o setor varejista, atingindo mais de nove mil comerciantes. 

“Estamos  dedicando esforços contínuos na construção de um portfólio completo de produtos que atende cada uma das faixas de renda dos consumidores, com ênfase em qualidade, tecnologia e design. Também estamos expandindo a atuação junto aos clientes varejistas, oferecendo produtos que entregam elevada lucratividade, ao mesmo tempo em que conseguimos captar margens elevadas no fornecimento. Esse ganha-ganha não tem paralelo no mercado  brasileiro”, observa Estefano. 

Ao longo de 2022, o grupo, listado na bolsa de valores brasileira (B3), viu seu valor de mercado aumentar em cerca de R$ 70 milhões, via valorização de suas ações. 
Com 50 anos de experiência no mercado, a Penalty passou por mudanças nas formas de investimento no esporte. No futebol brasileiro, participa dos principais torneios do cenário competitivo, sendo a bola oficial do Campeonato Paulista, Carioca e Copa do Nordeste. Já na Copa do Brasil, conta com exposição em placas de LEDs. 

Além disso, fornece materiais para o NBB e para agremiações de futsal e vôlei.
Em relação à tecnologia das bolas, também é uma das referências no esporte mundial. Com quase quatro milhões de unidades comercializadas por ano, integra um grupo de estudos na FIFA que procura aprimorar as propriedades tecnológicas dos materiais utilizados nos melhores campeonatos do mundo.

 A marca ainda possui certificação internacional nas entidades máximas de voleibol e basquetebol.


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