O futevôlei virou uma febre nos últimos meses. Para quem é ligado nas redes sociais e curte esportes, com certeza observou artistas.
Atletas de outras modalidades e pessoas anônimas praticando o esporte, que tem uma crescente no número de interessados.
Com origem no Rio de Janeiro, o futevôlei ultrapassou as fronteiras cariocas e ganhou o coração até mesmo de pessoas que moram em cidades que não têm praia.
Em quadra de areia, muitas vezes aberta, a prática tornou-se uma alternativa mesmo durante a pandemia, no cenário atual são recomendadas atividades ao ar livre.
Entenda a modalidade
Futebol + Vôlei, a atividade une algumas das bases dos dois esportes, mas apesar do nome, a modalidade é bem diferente em outros aspectos.
As regras de pontuação são parecidas com as do voleibol. O jogo pode ser em duplas (2×2), trios (3×3) ou quatro jogadores (4×4), mas o número oficial de participantes são dois participantes de cada lado.
Contudo, o objetivo é marcar pontos, que são válidos quando a bola cai dentro da quadra adversária.
Igualmente ao vôlei, permitidos até três toques, passando para o outro lado quando se esgotam os passes.
Movimentos com a utilização da cabeça, pernas e pés são permitidos; não podem ser usados mãos e braços.
Então, os principais fundamentos durante a partida de futevôlei são: saque, recepção, passe, ataque e defesa.
Benefícios da atividade física
Assim como em outras atividades esportivas que movimentam diferentes regiões do corpo.
O futevôlei aciona principalmente o abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas do praticante.
O esporte tem caído no gosto mesmo de quem nunca teve contato com a prática, já que com a rotina de treinos os movimentos vão se aperfeiçoando e os níveis são ampliados e melhorados.
Camila Peduti Estefano, 37 anos, administradora e professora de futevôlei, viu no aumento da procura pela modalidade a oportunidade de empreender, aí surgiu o “Prainha”, uma arena de esportes de areia, localizada na cidade de São Roque, interior do estado de São Paulo.
Em entrevista para o blog, a professora opinou que a pandemia foi um dos motivos pelo aumento da procura pela prática do esporte.
“As pessoas perceberam que estar com o corpo ativo, impacta diretamente para uma mente saudável e contribui positivamente para o aumento da imunidade”, considerou.
Segundo a professora, não existe uma idade mínima para o início da prática, mas por conta das dimensões e peso da bola, a idade mínima recomendada por ela é a partir dos 6 anos.
Dicas para iniciantes
Com cerca de 15 anos de vivência com a prática e agora vendo de perto muitas pessoas iniciando na modalidade, Camila apontou que paciência e resiliência são fundamentais para o começo dos treinamentos no futevôlei.
O começo é um pouco sofrido. Os lugares que a bola bate, movimentos repetitivos, o corpo não está acostumado. Mas é um esporte muito divertido e gostoso de jogar. A maioria das pessoas insistem, continuam e ficam viciadas”,
disse a professora e atleta.
Curiosidades sobre o futevôlei
Cada partida tem 18 pontos, disputada em set único.
É importante a utilização de uma bola específica para a modalidade.
Não é necessário saber jogar vôlei ou futebol para praticar.
Gasto médio em 1 hora pode variar de 500 a 800 calorias. (Esse número depende da intensidade do treino e também da individualidade biológica de cada pessoa).
Cuidados para praticar na pandemia
Assim como em outras atividades feitas durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, é fundamental o máximo cuidado com a higiene.
Respeitando os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.
Alguns cuidados simples podem garantir que você esteja seguro durante os treinos ou jogos de futevôlei.
1- Medir a temperatura corporal antes de entrar em quadra
Essa primeira dica já se tornou parte do nosso dia a dia. Antes de entrar em diversos lugares seguimos essa regra, por isso antes de qualquer atividade física ela vale também.
2- Uso de máscara durante a atividade
Acessório obrigatório. As máscaras são indispensáveis, principalmente, ao sair de casa e circular em ambientes públicos.
3- Limitação do número de pessoas
Uma das vantagens da prática do futevôlei é o número reduzido de pessoas que são necessárias para que o jogo aconteça, sendo assim, evita-se aglomeração no espaço.
Além disso, a maioria das quadras são ao ar livre, diminuindo os riscos de contaminação no espaço. Para evitar que o número de pessoas se exceda, na maioria dos lugares, é possível o agendamento de horário.
4- Higienização constante das mãos e equipamentos
Como última dica e não menos importante, vale lembrar que a higiene das mãos, equipamentos e espaços compartilhados é de extrema importância.
Apesar de parecer algo incômodo, é necessário parar a atividade para ter essas precauções, com o passar do tempo esses cuidados se tornam rotina da prática de esportes e atividades físicas.
Você ama esportes ? Saiba mais nos links abaixo .
Aqui no Blog da Penalty falamos também sobre:
Futebol
Basquete
Volei
Beach tennis
Futevolei
Ciclismo
Beach Soccer
Futsal
Novas tendências
Observando a alta na modalidade, a Penalty segue buscando inovar e trazer o melhor para os praticantes das mais plurais atividades físicas e esportivas.
Segundo Nilton Franco, Gerente Executivo de Produtos da Penalty, os modelos desenvolvidos pela marca se diferem do que é entregue pelo mercado de equipamentos esportivos.
O futevôlei é único. É fundamental que os praticantes utilizem uma bola específica para a modalidade, isso interfere diretamente na performance e também na segurança do praticante”,
considerou.