O futevolei é um esporte que cada vez mais vem ganhando os holofotes. Em resumo, esse jogo, como o nome já denuncia, é uma mistura do vôlei de praia e do futebol, que são os dois esportes mais populares do nosso país.
Mesmo começando a ganhar o grande público agora, essa atividade não é nova, pelo contrário, em meados dos anos 60, já era possível ver pessoas jogando futevôlei nas praias.
Então, no ano de 1962, na época da ditadura, a polícia proibia a partir de um horário, jogar futebol na beira do mar.
Foi então que Otávio (atacante do Botafogo, conhecido como Tatá) e seus amigos resolveram “camuflar” o jogo de futebol na quadra de volêi, onde não haviam restrições de horários.
Esporte se tornando popular
Já no início dos anos 70, mais jogadores de futebol começaram a se tornar adeptos dessa modalidade, como por exemplo o campeão do mundo Jairzinho, que frequentemente visto na orla de Copacabana jogando.
Mas foi na década de 1990 que nomes como Renato Gaúcho, Edmundo e principalmente Romário, o oficializaram como um esporte completamente popular.
Você ama outros esportes ? Saiba mais nos links abaixo .
Aqui no Blog da Penalty falamos também sobre:
Futebol
Basquete
Volei
Beach tennis
Futevolei
Ciclismo
Beach Soccer
Futsal
Especificações do jogo
A quadra:
Ela tem as medidas do vôlei de praia, com 16 m x 8 m, dividida por uma rede um pouco mais baixa, a 2,20 m de altura, no masculino, e de 2,10 m, no feminino.
A bola:
Possui de 68 cm a 70 cm de circunferência. Similar à de futebol.
Regras:
- Os jogadores podem bater na bola com qualquer parte do corpo que não sejam os braços e as mãos.
- Como no vôlei, o time pode tocar 3 vezes na bola até passar para a quadra adversária.
- O objetivo é derrubar a bola na quadra adversária.