Ilustração representando luta pela igualdade racial estará na Crossover 7.8 em estreia do NBB

Alerta spoiler aqui no #EuSouPenalty! Escolhida a cara da bola do jogo de abertura do NBB 20/21. O resultado foi divulgado nas contas oficiais da Penalty e do NBB no Instagram, no último sábado (24).  Em disputa equilibrada, com 62% dos votos populares, o desenho da adolescente Luana Santa Cruz Araújo, de 14 anos, conterrânea de Campina Grande (PB), venceu o concurso “A bola do jogo”, promovido pela Penalty e pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

A ação convocou crianças  e adolescentes de até 14 anos para usarem o talento e abusar da imaginação, criando versões estilizadas da tradicional bola laranja. Com mais de 60 desenhos recebidos de todo o Brasil, o concurso teve disputa acirrada. O coparticipante responsável pela arte que vai para a Crossover 7.8, será o artista plástico curitibano Tom Veiga.

Temas de interesse social como a proteção do meio ambiente e de recursos naturais, também relativos à saúde e igualdade, estiveram presentes nos desenhos que participaram do concurso. “Ficamos impressionados em como as crianças estão engajadas em temas tão importantes para a atualidade, e, como elas conectam o esporte com a vontade de transformar o futuro”, considerou Paulo Gaspar, Gerente Executivo de Vendas e Marketing da Penalty.

POR UM MUNDO SEM RACISMO

Desenvolta, a estudante Luana concedeu entrevista para o #EuSouPenalty e falou sobre  a vitória. “Estou muito feliz com o resultado. Fico contente que meu desenho estará na estreia do NBB 20/21”, comemorou.

“Sempre gostei de acompanhar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e, também sempre joguei vôlei e outros jogos na escola”, respondeu, explicando sua relação com o esporte.

Sobre seu processo criativo, a adolescente destacou que não é desenhista e decidiu se inscrever no concurso “sem grandes pretensões”. Segundo ela, o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) foi uma inspiração para a frase que está no centro da ilustração. “O racismo não é algo que está somente lá fora. Uma das bandeiras levantadas pelo esporte é o respeito e o movimento antirracista faz parte disso”, explicou. 

MOVIMENTAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

A família paraibana não mediu esforços para que a adolescente ganhasse o concurso, já que a escolha nas fases semifinal e final dependia dos votos dos internautas, a ilustração vencedora fez um ‘barulho’, chamando atenção inclusive da imprensa da cidade e de municípios vizinhos.  

ESTREIA NA QUADRA 

A abertura da competição está programada para o dia 10 de novembro de 2020, no “Ginásio Gilberto Cardoso” , o Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro. Depois da participação no jogo, a bola receberá autógrafos das principais estrelas do basquete nacional e seguirá para leilão, em uma ação organizada pela LNB. O valor arrecadado será destinado a projetos sociais ligados à prática esportiva.


Comments

2 respostas para “Ilustração representando luta pela igualdade racial estará na Crossover 7.8 em estreia do NBB”